Importância do Seguro Internacional de Cargas

04 Mar | 10:30:51

Uma das maiores preocupações de quem atua no comércio exterior é a proteção das cargas no trajeto da origem até chegar ao destino. Apesar do seguro não ser obrigatório, ele é fundamental para garantir que as mercadorias estejam protegidas, caso aconteça qualquer imprevisto no caminho.

Mas afinal, você sabe a importância do seguro internacional de cargas?

Para garantir a tranquilidade e segurança diante de eventuais acidentes e imprevistos na viagem, o seguro de cargas é fundamental nos processos de Importações e Exportações. Com ele os riscos da operação caem, evitando assim prejuízos causados por qualquer inconveniente com as mercadorias em trânsito.

Como contratar um seguro internacional de cargas?

A contratação de um seguro de transporte internacional de carga segue o International Commercial Terms (Incoterms) – termos internacionais de comércio, em português -, que garantem os direitos e deveres de importadores e exportadores; Esse termo determina a obrigação de cada um dos envolvidos com o transporte de cargas para o exterior, quem é responsável pelo pagamento e como a mercadoria será entregue ao seu destino.

Além disso, a contratação do seguro deve ser baseada na operação, tendo em conta os riscos da viagem, sem deixar de contar a importância da modalidade de transporte utilizada.

O seguro pode ser contratado tanto pelo Importador, como pelo Exportador, isso varía também de acordo com a negociação entre as partes.

O que levar em conta na hora da contratação?

É de suma importância contar com uma corretora de confiança e com experiência no mercado, pois ésta poderá lhe auxiliar com a oferta que supra as necessidades da operação.

Quais as informações que a corretora leva em consideração?

As apólices de seguro têm a proteção de acordo com o tipo de produto a ser transportado, país a ser transitado, valor da operação.

É possível, por exemplo, no caso das importações ter uma cobertura de Custo da Mercadoria; Fretes; Despesas Diversas; Tributos (II / IPI / ICMS / PIS); e nas exportações, obter cobertura de Custo da Mercadoria; Fretes; Despesas Diversas.

Sempre baseando-se no Incoterm utilizado na negociação, determina-se as responsabilidades.

 

Garantir um bom seguro, é fundamental para operar sem preocupações de prejuízos no Comex.

Precisa de ajuda para contratar seu seguro? Entre em contato conosco, contando com nossa experiência e contato com as corretoras mais confiáveis iremos te auxiliar para garantir a tranquilidade nas suas operações.

 

 


Compartilhar


Comentários


Leia Também